terça-feira, 31 de maio de 2011

Vaso quebrado

  
                                                                                                                                                            

"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel" Jeremias 18. 1-6.

Dá para imaginar um vaso de barro, e o Senhor o moldando até ficar da forma que Ele quer que esteja, não da forma que o vaso quer ser, nem da cor, nem da altura... Porém da forma que o oleiro quer.
Durante muito tempo eu lia e ouvia essa história do vaso sendo moldado pelo oleiro, mas  nunca entendia muito bem. Sempre imaginava o vaso sendo refeito, mas na minha mente ele sempre ficava da mesma forma, apenas era desfeito e feito outra vez.
Porém, nesses dias eu vim entender o verdadeiro significado disso.
Eu percebi que o vaso foi desfeito (quebrado) para ser feito outra vez, mas agora com outra forma.
Esse vaso somos nós. O oleiro é Deus.
Sabe, as estações da vida vão passando. O tempo vai passando. Coisas que pareciam serem eternas, se desfazem. Pessoas que amamos, se vão. Situações a sua volta, mudam. Tudo muda. E não é fácil ver tudo mudando quando amávamos o antes. Derrepente tudo muda e só fica o sentimento de saudade. Muitas vezes não entendemos por que. Dá vontade de voltar atrás no tempo e reviver tudo outra vez. Mas infelizmente não é possível. A estação mudou.
E você? Será que vai conseguir mudar junto com a estação que a sua vida está?
Pode ser que você reconheça logo que não dá mais para ficar com a antiga forma que o vaso (você) tinha, e sua dor acabe um pouco mais rápido. Mas pode ser também que você insista em continuar com a "forma" de vaso antigo, e então as novas situações irão quebrando esse vaso, e a dor será inevitável.
É certo que o vaso precisa ser quebrado. As novas situações exigem um novo vaso, com uma nova forma. A forma do vaso antigo já não serve mais.
E então, a melhor escolha é pedir que o oleiro quebre o vaso. Não que as situações o quebre, mas o oleiro.
Mas não é fácil pedir ao oleiro que quebre o vaso. Ah, não é mesmo!!!
Dentro desse vaso está muito tempo gasto, muitos sonhos, projetos de vida, orações, expectativas, desejos, segredos... Mas a estação mudou. É preciso uma nova forma em um novo vaso. Feito com o mesmo material, com as mesmas mãos que fizeram o primeiro (as mãos de Deus), mas com uma nova forma que irá se encaixar perfeitamente nesse novo tempo, na nova história.
E o melhor de tudo é que dá para confiar no oleiro. Ele vai fazer o melhor para você.

Um comentário:

  1. Paty, Deus é o único capaz de nos dá entendimento, sabedoria, de nos capacitar, de nos moldar da forma que agrada o coração dEle .. é lindo ver tão de perto tudo isso na sua vida. Os discípulos podiam ver Jesus, conversar com Ele, abraçá-lo .. hoje vejo esse mesmo Jesus na sua vida porque ELE escolheu ser templo e morada dentro do seu corpo de do seu coração. Ele escolheu sua vida, te levantou como coluna, te capacitou, te adotou como filha para tocar o mais profundo de nossas almas. Você nasceu para o Senhor! Agradeço a Deus pela sua vida porque sei que a criação aguarda ansiosamente pela sua manifestação!! Que esse grande amor encha seu coração e transborde .. Você é linda. Uma pérola! Amo muito você.

    ResponderExcluir