segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A cura de um paralítico


João 5: 1- 11
Jesus sabia bem por onde andar. Ele escolhia estar com pessoas. Lugares que tinham pessoas sempre o atraiu. Jesus gostava de escolher sempre o mais franco, o mais esquecido, o mais desacreditado... E lá estava Ele fazendo isso mais uma vez.

Jesus poderia ter escolhido estar na festa, mas ele se alegrava em cuidar. Por essa escolha de cuidar ele foi levado a um lugar muito especial.

Ele foi para perto do Portão das Ovelhas porque escolhia todo o tempo cuidar de pessoas e transformar a vida delas. Todo o tempo queria trazer alívio para a dor. E lá estava ele: cuidando.

A história conta que perto da entrada havia muitos doentes. Você pode imaginar a "Porta das Ovelhas" como se fosse a "Porta do seu coração". Se Jesus chegasse hoje nessa porta, será que ele poderia olhar para muitos "doentes" ao chão? Eu posso dar o nome de alguns para você identifica-los: Dor; Decepção; Medo; Culpa; Acusação; Sonho Esquecido; Morte. Cada um deles, é um paralítico que saiu de dentro do Coração e quis ir para fora conquistar, mas alguma circunstância o paralisou. De uns, a circunstância tirou a visão os deixando cegos; de outros que quiseram ir mais longe, ficaram aleijados e em seguida paralisados pelo Medo. Porém, cada um deles estava lá, na tal Porta, esperando algo acontecer. Esperando as águas se moverem. Nessa hora, todos que estão ali sabem que ficarão curados e poderão ir para fora, saindo daquele lugar de comtemplar e não alcançar nada.

Jesus estava naquele ambiente. Ele não preferiu a festa. Ele foi para a Porta. Quando chegou lá, olhou para aquele que menos acreditava que um dia sua historia seria mudada. Ele olhou para um paralítico a trinta e oito anos... E se Ele olhar para a sua Porta hoje? Será que ele encontraria algo parecido? Talvez exista nesse um sonho engessado há anos; um projeto que no meio do caminho foi ferido e parou de caminhar...

Não importa o motivo de se estar a Porta. Importa que Jesus estava ali. Aquele homem não precisou chamara atençao de Jesus. Jesus simplesmente colocou os seus olhos sobre ele e perguntou algo do tipo: você quer? A reação daquele homem foi dizer a Jesus que não conseguiria, que havia muitos obstáculos, que as pessoas ao seu redor conseguiriam, mas ele não etc e etc...

No entanto, então a única reação de Jesus foi dizer a ele: "Você esta curado! Pegue a sua cama, pegue aquilo que fazia você ficar confortável em meio a dor e a lamentação e ande! Tenha domínio sobre a situação e acredite em Mim! Eu estou dizendo que você esta curado. Você não precisa do que as pessoas aqui acreditam que você precisa porque você realmente precisa do que eu tenho para falar sobre a sua vida!”


Jesus hoje ainda se interessa em procurar as Portas. Ele tem prazer em olhar para tudo que está no chão das Portas e dizer: Não importa o tempo, não importa o que você esta esperando que aconteça. Eu vim para fazer e ninguém vai tomar a sua vez nisso. Agora só interesso quem eu Sou eu e o que eu posso falar sobre você.





Um comentário:

  1. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita .
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir